Área Restrita

Tendências do RH: como manter a motivação da equipe

Manter a motivação dos funcionários dentro de uma empresa é um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos (RH) em 2018. Isso é o que afirma a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no e-book “Tendências e desafios do RH 2018”.

Diante de um cenário de constantes transformações tecnológicas, mudanças na legislação e novas formas de trabalho, o guia, lançado em parceria com os Nexialistas Consultores, aborda ainda temas como novas tecnologias, RH estratégico, capacitação da liderança e mudanças na legislação (reforma trabalhista e e-Social), em uma análise feita por profissionais e especialistas da área.

Para a gerente senior de RH da Ingresso.com, Glauce Paiva, com o surgimento dos profissionais digitais, um dos maiores desafios é entender o perfil destes novos trabalhadores e mudar as estratégias para poder engajar e reter estes talentos.

O trabalho remoto também aparece como um atrativo que motiva muitos colaboradores, pois além de dar mais flexibilidade de horário e ganho de tempo, também possibilita equilibrar a vida pessoal e profissional, na opinião de Cláudia Palaikis, diretora de gestão de pessoas da Buscapé Company.

Para a diretora da Umanni e da ABRH Digital, Lia Aere, o RH deve abrir os olhos dos colaboradores para o avanço da transformação tecnológica e a busca da competitividade. “Temos que ter consciência, sermos práticos e termos foco no negócio, na produtividade e na revolução tecnológica. Afinal, vivemos em um mundo globalizado e estamos concorrendo com empresas do mundo todo”, afirma.