Área Restrita

Cinco tendências de gestão de mudanças para os próximos anos

Na Pesquisa Prosci de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças (Prosci Best Practices in Change Managament) de 2013, foi solicitado aos participantes para expor suas ideias relativas às principais tendências em gerenciamento de mudanças para os próximos cinco anos. Segundo a pesquisa, confira as tendências, faltando dois anos para 2018:

1- Contínua maturação do Gerenciamento de Mudanças como uma área / indústria

A tendência prevista para 2018 é uma contínua maturação e definição da prática de gerenciamento de mudanças. O conjunto de ferramentas para a gestão de mudanças continuará a evoluir com ênfase na acessibilidade, simplificação e ferramentas personalizadas. Vamos também pensar cuidadosamente sobre medição e métricas, passando de onde estávamos em 2013 para criar score cards e outras ferramentas de benchmarking.

E como a tecnologia muda, a nossa indústria também. Os participantes do estudo acreditam que em 2018 a gestão de mudanças irá incorporar ferramentas on-line de comunicação, treinamento baseado em computador e na gamificação de aprendizagem.

2- Capacidades internas de gestão de mudanças mais fortes

Em 2018, as empresas vão reconhecer a gestão de mudanças organizacionais como um diferenciador-chave e moverão em direção a uma abordagem padrão. As organizações darão maior ênfase na resiliência da mudança e no desenvolvimento da competência de gerenciamento de mudanças, além de concentrar na melhoria das capacidades de patrocínio e no aumento da compreensão de gestão de mudanças no nível da liderança.

3- Maior demanda e escassez de profissionais de Gestão de Mudanças

Com as empresas se concentrando mais em recursos de gerenciamento de mudanças, teremos uma maior demanda por profissionais especializados e experientes. O caminho para se tornar um profissional de gestão de mudanças, além da prática organizacional, também se tornará mais claro com a adição de certificações, acreditação e credenciamento

4- O reconhecimento do valor de Gestão de Mudanças como benefício e resultado

Enquanto as organizações estão tomando conhecimento da gestão de mudanças e de seu papel na obtenção de resultados, os participantes do estudo prevêem que a indústria pode esperar ainda maior reconhecimento em 2018.O foco da gestão de mudanças no negócio e nos resultados trará reforço e sustentabilidade do processo e da competência na organização. Isso também vai ajudar a manter a gestão de mudanças na linha de prioridade e nas mentes dos líderes.

5- Uma maior integração com Gerenciamento de Projetos

Com o gerenciamento de mudanças e gerenciamento de projetos em contínua integração, mais atividades de gestão de mudanças e filosofias serão incorporadas no gerenciamento de projetos. Em particular, gerenciamento de mudanças será incorporado aos projetos nas fases mais iniciais e terá um fundamental papel no desenho da solução.  Com isso, a definição do papel da gestão de mudanças no contexto de uma equipe de projeto ficará mais claro.

É interessante também percebermos os avanços já em jogo dentro da área. Por exemplo, a ACMP (Association Of Change Management Professionals) acaba de anunciar The Standard, que serve como uma definição da indústria de gestão de mudanças, e a Prosci revelou recentemente tanto um scorecard para medir o sucesso de gerenciamento de mudanças e um novo programa de treinamento projetado para ajudar a alinhar a gestão de mudanças dentro do quadro de gerenciamento de projetos. Que outras tendências você espera ver entre agora e em 2018? Que outros marcos você acha que nós, como uma área, já alcançamos?

 

Fonte: Blog Prosci – blog.prosci.com