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A importância da comunicação interna na organização

A comunicação interna é uma estratégia que merece tanta atenção como a comunicação externa e as vendas de uma empresa. É através de uma mensagem bem transmitida que as relações fluem, que as decisões são acertadas, os produtos e serviços são divulgados, que os funcionários sabem quais tarefas devem executar.

Para especialistas no assunto, a comunicação dentro de uma empresa deve ser encarada como uma estratégia básica, pois é a partir do bom entendimento dentro da organização que o trabalho para fora irá se desenvolver com clareza e sucesso.

Atualmente, com tantas ferramentas virtuais disponíveis, são inúmeras as formas de se comunicar e se fazer entender: e-mail, grupo de mensagens instantâneas, mural, boletins informativos, blogs, páginas corporativas em redes sociais, etc. Basta que a comunicação seja objetiva, direta e transparente.

Veja alguns exemplos e por que são importantes:

Mural: Quadro de avisos que serve para publicar informativos, aniversariantes, comunicados gerais, mensagens de incentivo, valores e missão da empresa, etc. Acredite, chama a atenção sempre que é atualizado, pois os colaboradores querem ver as novidades.

Páginas oficiais: É um dos principais canais de comunicação com o público interno e externo. Deve ser atualizada com frequência e ser um meio ativo de interação com os seguidores.

Mensagens instantâneas: Criar grupos de mensagens instantâneas é um modo de facilitar a comunicação com rapidez e estimula os colaboradores a compartilharem e interagirem mais.

Agendas online: Permite que várias pessoas tenham acesso às tarefas realizadas por gestores e por toda a equipe, e acompanhem o andamento das atividades, o que pode resultar num maior índice de produtividade.

Dicas extras:

Além destes meios, incentive que os funcionários compartilhem informações tanto da organização para garantir que todos tenham acesso, quanto de seus conhecimentos pessoais para que possam contribuir com novas ideias. Isso os valorizará e incentivará a se envolverem nas tarefas.

Pratique o diálogo aberto: mantenha seus colaboradores atualizados sobre as mudanças da empresa. Além disso, permita que contribuam com as discussões, isso fará com que se comuniquem melhor e com mais facilidade.

Elimine os ruídos da comunicação e esclareça qualquer rumor ou mal-entendido dentro da equipe. Tire as dúvidas dos colaboradores, evitando suposições e a realização de um trabalho equivocado.

Valorize os colaboradores por seus trabalhos bem-feitos e premie aqueles que alcançarem metas.