Área Restrita

eSocial disponibiliza ambiente de testes para todas as empresas

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), programa do Governo Federal que vai reunir todas as informações relativas aos trabalhadores brasileiros em um único sistema, liberou um ambiente de testes para todas as empresas, desde o último dia 1º de agosto.

A fase de testes é importante para as empresas conhecerem e se adaptarem ao sistema antes da implantação obrigatória a partir de 2018. Essa fase também permitirá que o governo verifique o funcionamento e aperfeiçoe a plataforma.

Para acessar, as empresas devem utilizar um sistema próprio por onde se comunicarão com o eSocial. Não haverá um ambiente de testes no formato web. Para orientar os usuários sobre o uso do ambiente, o portal disponibilizou um Manual de orientação para desenvolvedores, onde explica as diretrizes de uso do ambiente restrito.

 

O que é o eSocial?

 

O objetivo do sistema é integrar diferentes órgãos como Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal para receberem informações como vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“A iniciativa permitirá que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada, o que reduzirá custos, processos e o tempo gastos hoje pelas empresas nessas ações”, explica o portal oficial do eSocial.

De acordo com o Comitê Gestor do eSocial, a plataforma simplificará a prestação de contas das empresas, já que substituirá 15 prestações de informações ao governo como Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), por apenas uma forma.

 

*Com informações do Portal eSocial.

 

*Por Tatiana Félix Baptista, analista de comunicação e marketing da VT Service.