Área Restrita

Como promover o bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho?

É cientificamente comprovado que pessoas felizes e satisfeitas produzem bem mais. Então, como promover essa sensação de bem-estar que vai deixar seus colaboradores mais satisfeitos, dentro e fora do ambiente de trabalho?

De acordo com a master executive coach e especialista em RH, Talitha Zamplonio, o bem-estar dos colaboradores é uma das principais preocupações dentro da área de recursos humanos, já que a valorização e satisfação do capital humano de uma empresa irá trazer resultados positivos e evitar vários tipos de problemas para o setor.

“Eu defendo fortemente a ideia que a felicidade dentro e fora do trabalho é possível. Vamos pensar nas receitas de bolo. Quando seguimos corretamente temos o resultado do bolo quentinho e gostoso para o café.  Infelizmente essa formula 100% correta não existe, mas alguns pontos precisam ser explorados para promover a possibilidade de bem-estar”, afirma.

Para gerar este bem-estar na sua empresa, Talitha dá dicas práticas que podem tornar essa realidade possível:

1 – Tenha um ambiente saudável – Ambientes abertos sem a divisão entre chefe e funcionário, estimulam a participação de todos, a união e o desenvolvimento. Além disso, a proximidade entre os colaboradores estimula o sentimento de pertencimento que aumenta a produtividade e a sensação de felicidade no trabalho.

2- Programas que estimulem a vida financeira –  A vida financeira é alvo constante de preocupação para muitas pessoas. Sendo assim, crie ações que estimulem seus funcionários a fazerem planejamento financeiro, pois pessoas com problemas nas finanças perdem o sono, o foco e a produtividade. Realize treinamentos, workshops, tenha atendimento individualizado, se possível, e faça este diferencial, pois ainda não é comum vermos dentro das empresas, programas para planejamento e educação financeira.

3 – Programas que estimulem a saúde – Bem-estar e saúde caminham sempre juntos, então, incentive seus colaboradores a fazerem exames, ir ao oftalmologista, promova ações anti-stress como seções de ginástica laboral, massagens, acupuntura. Se a empresa não puder arcar com este investimento, procure parcerias de baixo custo para que os colaboradores possam aderir. Não deixe seus funcionários terem medo de fazer exames e cuidarem da saúde, pois a prevenção ainda é o melhor caminho para se manter saudável e evitar problemas maiores no futuro.

4 – Redução do turnover –  Um grande desafio para os profissionais de RH é estimular o bem-estar adequado aos programas de desenvolvimento de carreiras, salários, treinamentos. Isso fará com que as equipes queiram estar na sua empresa e convidem pessoas do mercado a conhece-la.

5 – Tenha locais específicos para as pessoas se relacionarem – Crie, dentro da empresa, um local específico para um café rápido, sofás para descanso e salas de jogos, por exemplo. Estes espaços permitem que o funcionário possa fazer uma pausa para se renovar física e mentalmente, além de promover o descanso e estimular as amizades, e, com isso, as pessoas não pensam somente em “quanto tempo falta para ir embora”.

6 – Promova o engajamento e a motivação – Ações pequenas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Livro e pequenas premiações motivam pelo reconhecimento e sentimento de pertencimento. Bancos costumam convidar familiares, por exemplo, para avisar uma promoção importante, envolve a família em datas especiais. Veja dentro do custo da sua empresa o que é possível realizar neste sentido. Um bombom entregue com carinho e um bilhete fará a diferença no dia do colaborador.

7 – Crie canais de comunicação – Todas as pessoas têm necessidades e ideias que gostariam de expor. Por isso, estimule a interação: faça um mural de recados, painel de fotos e lousa onde seus funcionários possam expor suas necessidades ou fazer uma sugestão. A partir desta ação podem surgir ideias que se adotadas na empresa, podem trazer resultados benéficos para todos.

https://youtu.be/rj5AFvbq6Ck