Área Restrita

Como criar sinergia com a equipe

Para um ambiente corporativo ter resultados diferenciados é fundamental estimular o trabalho em equipe.

Criar um clima de cooperação, ou seja, essa sinergia entre a equipe é um desafio para os líderes, já que, é comum haver certa competição entre pessoas que atuam num mesmo setor.

De acordo com a coach e especialista em RH, Talitha Zamplonio, para alcançar essa sinergia é necessário ter metas claras e objetivas entre os valores empresariais e pessoais dos colaboradores. Além disso, é muito importante haver comunicação e divulgação de projetos de forma clara e para todos os envolvidos.

Para criar a sinergia entre a equipe, Talitha listou algumas dicas que podem auxiliar neste processo. Confira:

– Estimule a equipe a se unir ao objetivo da meta e ao propósito da empresa. Dessa forma, quando há o sentimento de pertencimento, é mais fácil todos focarem em lutar pelo time e não contra ele.

– Invista na relação sistêmica. É importante estabelecer bom relacionamento com todos os departamentos, visto que, os resultados são para todos. Algumas empresas ainda possuem a cultura de disputa entre áreas esse é um grande sinal de falta de desenvolvimento do nível tático e alta gestão.

– Desafie a equipe a criar soluções, apresentar ideias e pensar com espírito empreendedor. Além de estimular o crescimento profissional, os resultados empresariais serão muito maiores, visto que, serão várias pessoas pensando em prol do negócio.

– Crie metas e estimule toda a equipe a alcançar os resultados deste projeto. Os envolvidos devem ver sentido na demanda, para que de fato se envolvam com disposição e foquem no sentimento de time para gerarem o melhor resultado e entrega. Quando todos se envolvem, a sinergia do grupo aumenta.

– Um bom líder deve saber administrar conflitos. Quando pessoas com formas de pensar diferentes estão trabalhando juntas é natural que ocorram conflitos. No entanto, o líder deve ser neutro e não tomar partido, ele apenas precisa ter a capacidade de procurar a melhor forma de solucionar aquele conflito.

– Não permita que um colaborador aja como se fosse uma “euquipe”, ou seja, apenas em seus interesses e necessidades pessoais. Estimule a empatia e deixe claro que, no ambiente de trabalho, cada profissional pertence a uma equipe maior. Dessa forma, a sinergia será garantida.

Mas, lembre-se: não existem fórmulas certeiras. Conhecer sua equipe é a melhor forma de lidar e criar situações que estimulem o entendimento e a união.